Sublimação

1. O que é sublimação?

Sublimação é a transformação direta do estado sólido para o estado gasoso, sem a mudança para o estado líquido. Com o aquecimento da prensa térmica, a tinta sublimática evapora do papel sublimático aderindo a imagem ao foto-produto.

2. Como funciona o processo de personalização?

É muito simples. Você pode desenvolver a arte que desejar no computador em um programa de edição de imagens. Após, é necessário realizar a impressão em papel sublimático através de uma impressora adaptada pra sublimação. Deve-se utilizar tinta sublimática e papel sublimático. Com a impressão pronta, você deve posicionar o foto produto na prensa térmica juntamente com a impressão e realizar a prensagem de acordo com o tempo e temperatura indicado.

3. O que é Foto-Produto?

Foto Produto é o nome aplicado ao objeto que foi preparado para aderir a tinta sublimática.

4. O que preciso para começar a trabalhar?

Para iniciar o trabalho com foto-produtos sublimáticos serão necessários uma prensa térmica, um computador, uma impressora adaptada para sublimação, papel sublimático, tinta sublimática e os Foto-Produtos de seu interesse.

5. Que tipo de papel devo utilizar para trabalhar com sublimação?

O papel necessário para personalização em Foto Produto é o Papel Transfer Sublimático. Este papel possui tratamento especial para que a tinta seja absorvida em uma porcentagem reduzida, o que origina ao produto cores mais vibrantes e com riqueza de detalhes.

6. Qual a tinta recomendada para o processo de sublimação?

Para o processo de sublimação deve-se utilizar tinta sublimática, a qual é desenvolvida especificamente para este trabalho.

7. Qual programa uso para criar minhas artes para personalizar os foto-produtos?

Os softwares recomendados são Corel Draw (.cdr), Adobe Photoshop (.psd) e Adobe Ilustrator (.ai). Com eles é possível montar e editar a arte, incluir e remover imagens e realizar o comando de impressão.

8. Que tipo de impressora devo utilizar para sublimação?

A impressora recomendada para trabalhos com sublimação deve ser o modelo jato de tinta pois seus cartuchos originais são substituídos por cartuchos recarregáveis e completados com tinta sublimática. Não é recomendada a utilização de impressoras laser ou matriciais para este processo.

9. Como configuro minha impressora para imprimir as artes?

Antes de começar a realizar impressões, deve-se recarregar os cartuchos com tinta sublimática e realizar o processo de limpeza de cabeças (cabeçotes). No mínimo deve ser feitas três limpezas, para que a tinta percorra por toda a impressora. Quanto a configuração de impressora, deve-se colocar em modo fotográfico e espelhado para que a estampa seja aplicada na posição correta. Alguns foto produtos específicos não necessitam de arte espelhada. Para isso, deve-se consultar a recomendação específica de cada item.